segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A compra da EDP por uma empresa chinesa

A compra da EDP por uma empresa chinesa deveria merecer uma reflexão sobre o seu significado estratégico para a União Europeia, sobretudo por parte dos políticos arrogantes da Europa Central e do Norte, particularmente alemães.
A forma como têm sido tratadas as economias do sul da Europa e Irlanda, o apoio explícito ao sistema financeiro especulador, a ausência de solidariedade entre os vários estados-membros, a lentidão na busca de eventuais soluções(será que é deliberada ou é simples incompetência?), a prossecução de mesquinhos interesses nacionais de curto-prazo tem levado à desagregação do "espírito europeu" e à necessidade dos estados-membros terem que se sujeitar a soluções do tipo da que acima foi enunciada, pois tal é a única forma que lhes resta para pagar aos banqueiros franceses e alemães.
Mas é necessário ter em conta que agora a EDP tem como principal accionista um grupo empresarial chinês, que é muito maior que qualquer empresa francesa ou alemã do seu sector... Que inclusivamente qualquer dia poderá comprá-las, se isso for de sua conveniência...
Muito provavelmente os bancos franceses e alemães vão perder um cliente, pois a EDP vai passar a financiar-se prioritariamente junto de bancos chineses...
A propósito, a quem pertence a Nokia e a Volvo? A quem pertencerá amanhã a Siemens, a Volksvagen e a Bayer?
O que vale a Alemanha e a França, sem o resto dos países da União, num mundo globalizado em que as economias emergentes são continentais?
Se os europeus não travam as Merkels e os Sarkosys do nosso descontentamentos, esta gente ainda dá cabo da Europa e dos europeus. Com a fraqueza da Europa e do modelo social europeu quem ganha são os restantes blocos económicos, não são os alemães nem os franceses. Talvez apenas ganhem os principais accionistas das multinacionais francesas e alemãs, quando venderem as suas empresas com alguma mais-valia...

2 comentários:

  1. Caro Rui Pedrosa,

    Se fizeres uma análise histórica da Europa, até ao momento nunca existiu um espírito europeu.
    O que existiu e continua a verificar-se é sempre um espírito nacionalista.
    Com acriação de CEE foi uma tentativa de reduzir o espirito fortemente nacionalista e fomentar o espirito europeu.
    Com a globalização, as futuras gerações europeias vão ter que viver num mundo diferente e com muito mais dificuldades que aquelas que estamos a viver.
    Há demasiados elementos nesta Europa que infelizmente dificultam a resposta de forma coerente e uniforme.
    Em minha opinião vamos inexoravelmente perdendo as boas condições de vida e de domínio em relação ao resto do planeta.
    M.P.Valente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A não ser, meu caro M.P.Valente, que o liberalíssimo acordo de comércio internacional seja alterado, no sentido de respeitar os direitos humanos e sociais na liberalização do comércio. Teremos que caminhar para uma "desglobalização", em nome da Pessoa Humana?

      Eliminar

musica medieval